Miiko Kokigime
Mensagens : 81 Data de inscrição : 12/03/2011 Idade : 28 Localização : Omnipresente
| Assunto: Sobre o fim da Tokyopop Dom maio 08, 2011 10:04 pm | |
|
A notícia caiu como uma bomba sobre os fãs de mangá americanos no dia 15 de abril: após 14 anos de operação nos EUA, a editora Tokyopop anunciou o fechamento de sua sede no país. Embora eu acredite que a notícia já não seja novidade para muita gente, resolvi tentar esclarecer alguns pontos sobre a situação.
Embora não se tenha apontado um “culpado” para o fechamento da Tokyopop, podemos considerar que alguns eventos recentes causaram grande impacto negativo na editora, como a retirada das licenças da Kodansha em 2009 e a falência da cadeia de livrarias BORDERS em fevereiro deste ano. A livraria era uma das maiores clientes da Tokyopop, e seu fim gerou uma demissão em massa de editores.
Dia 31 de maio é a data oficial do fechamento da editora, mas todos os mangás com data de lançamento até dia 4 de maio serão publicados.
A divisão de filmes da Tokyopop americana e a divisão européia (Alemanha) continuarão funcionando. No entanto, todos os mangás da editora que estavam em curso nos EUA serão descontinuados. E inclusive todos os mangás do selo BLU, como Junjou Romantica, You Will Drow in Love e Sex Pistols (Love Pistols). Podemos esquecer também os lançamentos anunciados para meses subsequentes, como o aguardado Sekai-ichi Hatsukoi. Isto é, a não ser que outra editora licencie e publique os títulos, estas coleções ficarão incompletas nos EUA.
Alguns títulos queridos das fujoshi e fudanshi que eram publicados pela Tokyopop também serão descontinuados, como Hetalia, Vassalord, Togainu no Chi e Silver Diamond. Além é claro de Gravitation EX e Loveless – que já encontravam-se em uma espécie de hiato pois as autoras as desenham com pouca frequência.
É possível que as lojas online que vendem mangás físicos estejam ainda retirando os produtos de pré-venda de suas páginas. A loja de mangás digitais E-manga anunciou que todos os títulos da BLU serão retirados de seu catálogo no dia 20 de maio.
Acredito que a falência da Tokyopop não será muito sentida para a maioria das editoras brasileiras, talvez com a exceção da Editora On-Line e da NewPOP que publicam alguns mangás OEL (“Original English Language manga”) . Não acredito que as negociações de material japonês da editora NewPOP possam ser prejudicadas.
A Tokyopop revolucionou a publicação de mangás nos EUA; foi a primeira editora a não espelhar as páginas e pioneira no lançamento de títulos Shoujo e Boy’s Love. Além disso, a editora publicou títulos importantes para o fandom BL ocidental, como Earthian, LOVE MODE e FAKE. Com certeza vai deixar saudades e muitos órfãos.
Os sites da Tokyopop e da BLU já estão fora do ar, restando apenas a página no Facebook.Fonte | |
|