ILove
Mensagens : 223 Data de inscrição : 11/03/2011 Idade : 32 Localização : Uberaba-MG
| Assunto: Nexus S não será mais vendido no Brasil Sáb maio 07, 2011 2:55 am | |
| A Samsung informou que não irá mais trazer ao Brasil o smartphone Nexus S, fabricado em parceria com o Google.
De acordo com a Samsung, a decisão foi tomada devido a uma regra da Anatel que obriga os aparelhos a exibirem a marca da operadora na tela (com dados do DDD, que aparece ao lado do sinal do aparelho).
Segundo a fabricante, o sistema Android 2.3 (Gingerbread) Nexus S possui uma limitação que não permite às operadoras inserir essa informação, pois essa regulamentação não existe lá fora e o aparelho não estava preparado para isso.
"Quando o Nexus S foi lançado nos Estados Unidos junto com o Android 2.3, o sistema Gingerbread era fechado e por isso para o Nexus S não permite alterações. Mas isso não impede que outros aparelhos sejam comercializados ou atualizados para essa versão", afirma a Samsung em comunicado.
O Nexus S é o aparelho idealizado pelo Google como um smartphone para desenvolvedores, e por isso mantém um padrão no seu sistema para que a avaliação dos usuários seja isenta e sem alterações.
Mas o Android é um SO de código aberto, e, portanto, pode ser alterado pelas fabricantes e operadoras. E alguns usuários brasileiros que compraram o Nexus S lá fora disseram que o aparelho exibe sim os dados da operadora e código de área.
Contatado pela INFO, o Google afirmou que é responsável pelo software do Nexus S e que a fabricação e distribuição do aparelho depende somente da Samsung.
"Na linha Nexus, que é a que nós influenciamos mais, a gente vai até o ponto conceitual do produto. Procuramos garantir que o que nossos engenheiros pensaram como conceito seja aplicado. A partir daí, é o parceiro que vai comercializar. Quem faz isso hoje em dia é a Samsung, mas no futuro pode ser outra companhia", afirmou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.
O Nexus S seria vendido inicialmente no Brasil pela TIM, ainda no primeiro semestre e já havia sido homologado pela Anatel. Agora, a Samsung afirma que não há informações se futuramente o smartphone poderá ser lançado no país.
Consultada, a TIM informou que não comenta sobre aparelhos que ainda não estão à venda no país. Em contato com a Anatel, a agência enviou o seguinte comunicado à INFO:
"O Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal (SMP), aprovado pela Resolução 298, de 29 de maio de 2002, determina em seu artigo 19 que “as prestadoras de SMP devem assegurar que suas redes tenham capacidade de informar, continuamente através da Estação Móvel do Usuário (aparelho), em que Área Geográfica (código de área, mais conhecido como DDD) definida pelo Código Nacional o mesmo se encontra, inclusive para Usuários Visitantes.
Parágrafo único: O procedimento adotado pela prestadora deve ser informado à Anatel.” | |
|