Eu votei em D&D !
Apesar de e entender que fazer as fichas de Storyteller e NWOD seja mais fácil, a interpretação, o jogo político, o grau de seriedade, concentração e imersão necessária para jogar os jogos desses sistemas (Vampiro, Lobisomem, etc..) é bem maior !!
Como o Stygian.Keeper disse em outro tópico, Hack'n Slash em Vampiro não dá um jogo bom, Vampiro e a maioria dos jogos baseado no sistema Storyteller são jogos de imersão e interpretação onde o objetivo é construir crônicas político-sociais.
Já D&D é um jogo mais livre, mais de matar-pilhar, estratégias de combate, decifrar enigmas e contar histórias fantásticas e por isso acho mais fácil iniciar.
Quanto as fichas mais complicadas de se fazer é simples: O jogador diz "o que quer ser" e o mestre faz a ficha pro jogador!!
Dá até pra levar umas fichas prontas, ou semi-prontas e deixar os jogadores só ecolherem alguns detalhes para dar seu "toque" na ficha.
O sistema de testes é bem simples, o jogador joga o dado o mestre diz se deu certo ou não o que ele quer fazer, nada muito complicado.