A Sony emitiu um novo comunicado, no «blog» oficial, onde revelou mais alguns detalhes sobre o que está a fazer para solucionar o facto da Playstation Network não estar a funcionar.
«Pedimos sinceramente desculpa pelo facto da Playstation Network (PSN) e os serviços Qriocity tivessem sido suspensos. Estamos a trabalhar para voltar a colocar o sistema online. Os nossos esforços envolvem a reconstrução e o fortalecimento da infra-estrutura online. Esta situação demora tempo, mas foi decidido que valia a pena demorar o que for necessário para garantir a segurança adicional», explicou a Sony, num comunicado do «blog» da companhia nipónica.
A Sony agradeceu ainda a paciência demonstrada pelos jogadores e pediu um pouco mais de tempo para solucionar o problema.
A PSN tem mais de 75 milhões de utilizadores registados que não podem jogar online desde quinta-feira.
Neil Martin, engenheiro especialista na segurança de base de dados, disse que espera que a PSN esteja funcional na próxima quarta-feira. Ele afirma que o serviço estará de volta algures nesta semana, considerando o tempo que o serviço tem estado em baixo e o facto da companhia já estar a trabalhar para resolver os problemas.
Em declarações ao site NowGamer, Martin deu conta dos avanços. «A principal coisa que a Sony deve estar a fazer neste momento é a tomar os códigos do servidor original e a reconstruí-los usando novas chaves de registo para os seus administradores», disse.
Falando dessas mudanças, Martin disse que «provavelmente a Sony vai aproveitar esta oportunidade para mudar a root key que foi recentemente tornada pública, e que diz à PSN se um determinado software está licenciado e se tem permissão para ser usado na PlayStation Network».
«Isso poderá querer dizer que todos os softwares anteriores irão necessitar de um patch quando o serviço estiver novamente online», disse Martin, acrescenta que «uma inconveniência deste género é algo secundário se tivermos em conta a perda de receitas e a perda de segurança se eles não mudarem isso».
Martin, em seguida, esclareceu que «a única mudança que o consumidor poderá sentir é na forma como faz o seu registo na PSN. Registos automatizados poderão ser desactivados, visto que muitos programas de ataque usam isso para alterar informações nos servidores».
Veremos então se na próxima quarta-feira a Sony tem o problema resolvido. Para já a companhia ainda não revelou quando é que a PSN estará novamente no activo.
Fonte:http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=259798