Fórum destinado a todos os otakus de Uberaba, região e Estado de Minas Gerais! Pessoas de outros lugares também são muito bem vindas!
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Produção de Texto.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Miiko Kokigime

avatar

Mensagens : 81
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 21
Localização : Omnipresente

MensagemAssunto: Produção de Texto.   Qui Fev 02, 2012 9:51 pm

Iremos abordar primeiramente a forma de produção das crônicas.

Crônica - é uma narrativa condensada que focalizam um flagrante da vida, pitoresco e atual, real ou imaginário, com ampla variedade temática. Normalmente veiculada em jornais e revistas, a crônica está na fronteira entre texto literário e não literário. Sua linguagem costuma ser subjetiva e coloquial, e sua ação, rápida e sintética. Seus personagens, se comparados com os de conto, têm menor densidade e características psicológicas mais superficiais. Embora predominem as sequências narrativas, a crônica também pode apresentar textos dissertativos.

Quando inspirada em um fato real, a crônica apresenta as características típicas do gênero, além de misturar o humor à crítica social, sempre se utilizando de uma linguagem coloquial, fluente e um enredo simples e rápido de ser assimilado pelo leitor.

Esteja a crônica voltada para o âmbito jornalístico ou apresente caráter literário, ela costuma surpreender pelo desprendimento com que são tratados os fatos, em geral relacionados ao cotidiano, aos temas atuais. Ou seja, a crônica é um gênero textual em que se apresentam fatos do cotidiano com linguagem geralmente informal, levando o leitor a refletir.

Agora analisaremos fábulas e contos:

Fábula - o que distingue a fábula entre outros textos narrativos é seu objetivo: transmitir um ensinamento. Além disso, o gênero apresenta algumas características marcantes – ter animais como personagens, desenrolar-se num espaço e tempo limitados, ser rico em diálogos, trazer uma moral (provérbio) ou ensinamento explícito. Nas fábulas modernas há uma tendência em explorar o humor. Ou seja, é um gênero narrativo popular que retrata ideias morais do homem comum, utilizando-se de animais como personagens. Em sua maioria curta e com uma lição moralista.

Conto
- tanto a fábula quanto o conto apresentam um único conflito, mas comparado àquela, o conto traz elementos (personagens, tempo, espaço) um pouco mais complexos. Ainda assim, encontramos nos contos um enredo com poucos personagens, além de tempo e espaço reduzidos. O narrador pode ser personagem (1ª pessoa) ou observador (3ª pessoa). A linguagem pode ser formal ou informal. Como gênero, o conto se firmou no final do século XIX e, ainda hoje, apresenta a mesma estrutura que o consagrou. Ou seja, conto é um gênero textual que apresenta um único conflito. Há poucos personagens, além do tempo e espaço reduzidos. A linguagem, por sua vez, pode ser formal ou informal dependendo do narrador.

Todavia, todo autor de texto deve levar em conta algumas regras em suas pretensões de escrita, seguem elas abaixo:

O tema geral: é o assunto a ser tratado que normalmente abre espaço a outras vertentes, como por exemplo: a globalização. É proposto em praticamente toda produção de texto a ser realizada.

O tema específico: não é fornecido. Trata-se da delimitação do assunto proposto, como por exemplo: as consequências da globalização na economia. Quanto mais o escritor especificar o tema geral, mais focado em um objetivo estará e, portanto, mais seguro. Veja: As consequências da globalização na economia brasileira.

Em vestibulares há a coletânea, trechos de textos que abordam de formas diferentes o tema proposto. Escolha a abordagem da coletânea que mais o agrada, pois nunca escreva sobre algo que não tenha conhecimento.

Se não houver coletânea, faça conforme especificado no “tema específico”: delimite o assunto comum proposto em um assunto particular que você tenha conhecimento sobre.


Ambiente: se puder escolher, vá para o lugar da casa ou da escola onde você possa se desligar do mundo exterior, para se aprofundar no que irá escrever. Se não puder, busque na sala de aula esse lugar de conforto e quietude. Além disso, o ambiente deve estar bastante iluminado e arejado.

Estrutura: Faça uma introdução de no máximo cinco linhas e aponte nesse momento o assunto a ser tratado, além de levantar seu ponto de vista. No caso da narração, introduza a personagem e o conflito a ser solucionado. No desenvolvimento, esclareça seus argumentos, coloque exemplos, assinale fatos que estejam de acordo com seu ponto de vista sobre o tema. Se for uma narrativa, é o momento de expor os acontecimentos e as ações das personagens. Faça uma conclusão, também em poucas linhas, que reforce ainda mais sua visão sobre o assunto específico e mais ainda: dê uma sugestão, uma resolução. Na narrativa, exponha a solução do conflito.

Rascunho: Use o rascunho para não rasurar o documento definitivo. Tenha a certeza do que irá escrever, evitando erros de grafia, pontuação e concordância. É uma chance para rever o que escreveu.
Roxane Norris


Fonte:
Eu <3 Livros

_________________
"Dificil não é lutar por aquilo que se quer,
e sim desistir daquilo que se mais ama.
Eu desisti.
Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar,
e sim por não ter mais condições de sofrer."
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Produção de Texto.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Produção Exclusiva [3ª Semana]
» [Homem-Formiga e Vespa] - Começa a produção!
» Produção em Injeção Plástica
» Produção Exclusiva [7ª Semana]
» Produção Exclusiva [8ª Semana]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
AnimeURA :: Fan :: Fanfic-
Ir para: