Fórum destinado a todos os otakus de Uberaba, região e Estado de Minas Gerais! Pessoas de outros lugares também são muito bem vindas!
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Sobre o fim da Tokyopop

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Miiko Kokigime

avatar

Mensagens : 81
Data de inscrição : 12/03/2011
Idade : 21
Localização : Omnipresente

MensagemAssunto: Sobre o fim da Tokyopop   Dom Maio 08, 2011 10:04 pm



A notícia caiu como uma bomba sobre os fãs de mangá americanos no dia 15 de abril: após 14 anos de operação nos EUA, a editora Tokyopop anunciou o fechamento de sua sede no país. Embora eu acredite que a notícia já não seja novidade para muita gente, resolvi tentar esclarecer alguns pontos sobre a situação.

Embora não se tenha apontado um “culpado” para o fechamento da Tokyopop, podemos considerar que alguns eventos recentes causaram grande impacto negativo na editora, como a retirada das licenças da Kodansha em 2009 e a falência da cadeia de livrarias BORDERS em fevereiro deste ano. A livraria era uma das maiores clientes da Tokyopop, e seu fim gerou uma demissão em massa de editores.

Dia 31 de maio é a data oficial do fechamento da editora, mas todos os mangás com data de lançamento até dia 4 de maio serão publicados.

A divisão de filmes da Tokyopop americana e a divisão européia (Alemanha) continuarão funcionando. No entanto, todos os mangás da editora que estavam em curso nos EUA serão descontinuados. E inclusive todos os mangás do selo BLU, como Junjou Romantica, You Will Drow in Love e Sex Pistols (Love Pistols). Podemos esquecer também os lançamentos anunciados para meses subsequentes, como o aguardado Sekai-ichi Hatsukoi. Isto é, a não ser que outra editora licencie e publique os títulos, estas coleções ficarão incompletas nos EUA.


Alguns títulos queridos das fujoshi e fudanshi que eram publicados pela Tokyopop também serão descontinuados, como Hetalia, Vassalord, Togainu no Chi e Silver Diamond. Além é claro de Gravitation EX e Loveless – que já encontravam-se em uma espécie de hiato pois as autoras as desenham com pouca frequência.

É possível que as lojas online que vendem mangás físicos estejam ainda retirando os produtos de pré-venda de suas páginas. A loja de mangás digitais E-manga anunciou que todos os títulos da BLU serão retirados de seu catálogo no dia 20 de maio.

Acredito que a falência da Tokyopop não será muito sentida para a maioria das editoras brasileiras, talvez com a exceção da Editora On-Line e da NewPOP que publicam alguns mangás OEL (“Original English Language manga”) . Não acredito que as negociações de material japonês da editora NewPOP possam ser prejudicadas.

A Tokyopop revolucionou a publicação de mangás nos EUA; foi a primeira editora a não espelhar as páginas e pioneira no lançamento de títulos Shoujo e Boy’s Love. Além disso, a editora publicou títulos importantes para o fandom BL ocidental, como Earthian, LOVE MODE e FAKE. Com certeza vai deixar saudades e muitos órfãos.

Os sites da Tokyopop e da BLU já estão fora do ar, restando apenas a página no Facebook.



_________________
"Dificil não é lutar por aquilo que se quer,
e sim desistir daquilo que se mais ama.
Eu desisti.
Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar,
e sim por não ter mais condições de sofrer."
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Sobre o fim da Tokyopop
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Dúvida sobre vitrines
» Wash sobre Brilho Fácil
» Tudo o que você sempre quis saber sobre aerógrafos - Parte III
» Falar sobre mim(filipao3)!
» Duvidas sobre motor A-380

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
AnimeURA :: Otakus :: Anime & Manga-
Ir para: